Se de repente você se encontra em uma situação onde existe a necessidade de substituir um transformador elétrico em uma determinada instalação e ao encontrar o provável substituto desta máquina elétrica você repara que esta não possui a placa de identificação.
O que fazer?
Bom, neste artigo iremos aprender como identificar a potência elétrica de um transformador de maneira muito, mas muito prática. Mas antes aconselho que leia um artigo que colocamos recentemente sobre esta máquina elétrica tão usual e tão importante em nossas instalações, clique aqui para ler.
O dimensionamento e respectivamente a construção de um transformador e a seleção das partes que o compões são definidas através de vários fatores, por exemplo, o seu núcleo que tem relação direta a sua potência e é exatamente este assunto que abordaremos aqui.
DEFINIÇÃO DE POTÊNCIA ATRAVÉS DO NÚCLEO DO TRANSFORMADOR
Se você é um profissional da área elétrica ou eletrônica, com certeza já se deparou com um transformador e se não pertence a esta área você pode conhecer o transformador clicando aqui, na verdade esta máquina elétrica esta presente em muitos equipamentos que nos rodeiam, seja na fonte de alimentação de um microcomputador ou, porque não, em uma partida de motor por auto transformador.
A Potência do transformador esta relacionada ao seu núcleo
O detalhe é que em muitas situações e na maioria das vezes emergenciais nos deparamos com a necessidade de substituir um transformador e por se tratar de um equipamento que possui, normalmente, vida útil longa, ao buscarmos as características nominais deste notamos que já não existe, seja em função do desgaste da placa de identificação ou mesmo a ausência desta, então o que fazer?
O NÚCLEO
O núcleo do transformador diz muito a respeito de suas características e é através deste que conseguimos estimar uma das principais de suas características, sua potência.
Seremos objetivos, o núcleo do transformador traz para nós, com muita precisão a potência nominal suportada por este. Podemos dizer então que o quadrado da área do núcleo do transformado reporta a nós sua potência. Observe a imagem abaixo:
Imagine que você esta com um transformador que possui núcleo do tipo “E” e necessita descobrir sua potência, podemos então estimar a potência elétrica que será dada em Volt Ampere (VA) com um simples cálculo das dimensões de seu núcleo. Lembre-se que o cálculo apresentado abaixo refere-se ao núcleo do transformador independente de seu modelo, seja ele tipo E ou qualquer outro modelo, somente atente-se em encontrar efetivamente o núcleo do transformador em questão
Calculando a área do núcleo do transformador
Para iniciarmos devemos levantar duas dimensões do núcleo do transformador, sua profundidade e sua largura, simples não é?
Podemos observar através da medição que este possui 4cm de largura por 5cm de profundidade. A área em questão será a área de um retângulo que será dada pelo produto destas duas dimensões, certo? Então seguiremos a fórmula ao lado e chegamos a um valor de 20cm² como ilustrado.
Calculando a potência elétrica em VA
Agora podemos determinar a potência do trafo tendo em mãos apenas um simples cálculo conforme a seguir. Você poderia imaginar que a área do transformador seria tão importante para sua potência? Bom, observe a “mágica”:
A potência elétrica do transformador, por sua vez, será determinada em função do cálculo ao lado que simplesmente será dada em função do quadrado da área calculada anteriormente, observe na imagem ao lado que foi possível encontrar um valor de aproximadamente 400VA
Como podemos observar, esta dica pode ser valiosíssima se tratando de um simples dimensionamento onde basta dois simples cálculos para conseguirmos estimar a potência elétrica de um transformador.
E VOCÊ, TEM ALGUM MACETE OU DICA?
Essa foi nossa dica para você possa incluir no seu acervo de “macetes” do dia a dia em sua profissão agora queremos saber se você conhece alguma outra técnica/dica, compartilhe conosco sua vivência nesta área, deixe aqui nos comentários.
CHARLLIS
22 mar 2019BOM DIA.
DR. PRECISO COMPRAR UM TRANSFORMADOR COM ENTRADA TRIF.380 E SAIDA P/220 TRIF. AS 04 MAQUINAS TEM UMA POTENCIA DE APROXIMADAMENTE 13 KW, UM TRANSFORMADOR DE 20 KVA ME ATENDE?
Ariadne
4 nov 2018Gratidão pela dica! <3
Josimar Pereira
23 ago 2018Depende do que você quer saber sobre o transformador…
Michel - Manaus/AM
8 fev 2018Muito interessante esse macete, pode-se considerar indispensável numa ocorrência como dita no vídeo.
Grato por disponibilizar mais uma vez um assunto de extrema importância. Creio eu que há muitos profissionais principalmente em campo de atuação que não fazem ideia desse tipo de assunto.
Fernanda
7 ago 2017Boa tarde Everton, parabens pelo site.
Preciso de uma ajuda, preciso verificar se a carga instalada na empresa é suficiente para aguentar o acréscimo de mais duas máquinas que chegarão no parqueamento da empresa, uma extrusora e uma recuperadora. Temos 3 trafos que alimentam a empresa . Um de 300KVA, 1500KVA E UM DE 1000KVA. Como verifico o quanto de carga está sendo utilizada e quanto sobra para saber se aguentará as máquinas que entrarão? Quais dados precisarei e os cálculos que precisarei fazer?
Jardel Costa da Silva
29 jul 2017olá minha pergunta é! em um aparelho que queimou, especificamente em uma fonte de alimentação de um microfone valvulado onde o transformador não existe mais. Existe a possibilidade de saber as especificações desse transformador tendo somente o circuito dele(sem mais o trasnformador)l.
grato desde já!!!
rogerio dias
22 jul 2017e como tem gente que acredita. quer dizer que não precisa levar em conta bitola do fio, numero de espiras, tipo de núcleo se envolvido ou envolvente, tensão de entrada sem contar o material do núcleo que pode ser de ar inclusive daí com seria a medição de um transformador com núcleo de ar?
Engª Camila Andrade
25 jul 2017Olá Rogério,
Quando se faz um projeto do transformador do zero, realmente temos que levar todos estes itens em consideração.
Porém estamos dando uma solução rápida para se ESTIMAR a potência do transformador quando não temos mais NENHUM dado do mesmo. Isto ocorre com grande frequência nas empresas, por esta razão ensinamos uma forma para que o eletricista consiga identificar a potência do transformador com mais agilidade.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
sinval novaes
21 jun 2017como calcular a potencia ativa de um transformador, qual o fator de potencia usado já que se trata de uma maquina indutiva?
Débora Fernandes
24 abr 2017corrigindo, mínimo de 12,9 kV para a tensão nominal
Jonathan santos
24 fev 2017Muito bom mesmo Everton, as dicas.
Parabéns!
Continue assim.
Rogerio Vieira
26 jan 2017Outro exemplo:
Existe alguma diferença nos cálculos do Transformador para o Autotransformador?
Para testar estou utilizando um autotransformador que tenho aqui em casa e as medidas são:
Calculo da area: A=3,2cm X 4cm = A=12,80cm
Descobrindo a potencia: P=A² P=12,80² P=163,84VA
Na etiqueta do mesmo esta marcando 300VA
Poderia me explicar esta diferença?
Rogerio Vieira
26 jan 2017Engenheiro Everton, Boa Tarde!
Existe alguma diferença nos cálculos do Transformador para o Autotransformador?
Para testar estou utilizando um autotransformador que tenho aqui em casa e as medidas são:
Calculo da area: A=4cm X 4cm = A=16cm
Descobrindo a potencia: P=A² P=16² P=256VA
Na etiqueta do mesmo esta marcando 300VA
Poderia me explicar esta diferença?
cristian fernandes
12 dez 2016ola gostaria de saber sobre esse calculo da potencia, pois ela é do primario ou do secundario obrigado.
Guilherme
14 jul 2016mas e a relação com a frequência? eu preciso fazer uma fonte chaveada de 4kW com um núcleo EE de ferrite com 2,66cm² e Al 4000 qual a frequência ideal (mínima, visando minimizar o efeito peculiar ou skin)?
EDUARDO
14 fev 2016Prof, qual o carregamento de um transformador trifasico em kva sabendo que as correntes em sua baixa tensão é (220/380V) A=140 A , B=140B , C=140A ?
Flávio
25 dez 2015Tem outra fórmula, A = 7,5 sqrt(P/frequencia).
Flavio Roberto Chiapetti
16 nov 2015Boa noite Everton, Estou com uma dúvida, a potência indicada na placa do trafo é por fase ou é a somatória das três fases? Olha só, fiz uma medida de potência com um analizador de um trafo trifásico. A ddp de cada fase era em relação ao neutro, então obtive a seguinte elitura: fase R 105 kVA, fase S 104 kVA e fase T 106 kVA. Na placa do trafo dizia que a sua potência era de 300 kVA, minha dívida agora é, esse trafo está com sobre carga, ou não?
Cristiano Bezerra da Silva
26 ago 2015ola boa noite everton
carla lucas
26 jul 2015Gostaria de saber como é identificado a potencia na placa do motor
Daubert Gonçalves
27 maio 2015Boa noite Everton. Preciso fazer um trafo de 110 para 220 com 10kva. A potência já consegui neste seu post. Como faço para calcular bobina e espessura de fio para o primário e secundário? Obrigado pela informação já dada e pela ajuda caso seja possível. Grande abraço.
Carlos monteiro
20 abr 2015Muito interessante! ! Bom
Raimundo
24 fev 2015Olá, Everton! Parabéns pelo blog. Gostaria de saber se a área ao quadrado também calcula potência em núcleo de ferrite?
Erivaldo José da Silva
16 fev 2014Sou eletricista residencial recém formado acho muito bonito a parte de eletrica estou sempre procurando algo novo na net pra aperfeiçoar meus conhecimento, gostei muito dessa sua publicação.
carlos leite
3 dez 2013muito bom acabei de tirar uma grande duvida.
Ladair
27 nov 2013construyasuvideorockola.com/calculo_transformado…
pra quem está aprendendo,vai aí um programinha
que faz os cálculos,só baixar, é muito fácil de usar
Everton Moraes
3 dez 2013Opa! realmente é muito bom, muito obrigado pela dica, pode baixar neste link aqui: COMO MONTAR UM TRAFO
Jaison Peirão
24 nov 2013Parabéns pelo trabalho em seu blog.
Everton Moraes
3 dez 2013Muito obrigado Jaison
Francisco Filho
5 nov 2013E se o transformador for do tipo toroidal?
Everton Moraes
3 dez 2013Boa pergunta, vou pesquisar!!!
Joao Edson
1 maio 2017boa noite é todos , esta resposta eu tambem gostaria de saber….
marco
2 nov 2013Olha sempre me questionei como fazer esse calculo mas,só podemos calacular se desmontarmos o trafo?
Everton Moraes
6 nov 2013Não necessariamente Marco! muitos transformadores permite que você visualize as dimensões de seu núcleo sem a necessidade de desmonta-lo…
Mauricio Canaan
27 set 2013Tenho um macete para descobrir qual a potencia que um transformador trifásico fornece.
exemplo:
ao invés de fazermos aquele monte de calculo,faça o seguinte.
pegue a potencia em KVA e divida por 1,25 e terá a potencia em KW.
Ex:
potencia do transformador 750 KVA
potencia desejada KW
faz-se 750/1,25 e terá o resultado, que é igual a 600 KW.
Everton Moraes
1 out 2013Perfeito, mas temos que atentar na verdade ao cos(fi) para determinar a potência ativa do transformador. Este fator varia de transformador para transformador.
kilvia
21 set 2013Seu blog da rletrica e muito bom eu vejo todo os dias e tou apredendo muito
com vc te adimiro muito o seu trabalho e maravilhoso.
Everton Moraes
21 set 2013Muito Obrigado Kilvia, seja muito bem vinda sempre, quando precisar é só entrar em contato. Um Abraço!
Paulo
19 set 2013Aqui, https://www.saladaeletrica.com.br/como-montar-um-transformador-monofasico/, no vídeo do software de cálculo, este cálculo da potência é feita com as unidades em milímetros!!
Everton Moraes
21 set 2013Olá Paulo, o cálculo será realizado em centímetros para chegarmos ao valor correto de potência…
Richard
19 set 2013Muito legal a sua iniciativa, sou eng. eletricista e tenho visto as suas matérias e dicas, muito legal para quem está aprendendo.
Parabéns!
Everton Moraes
21 set 2013Olá Richard, muito obrigado pela visita, esteja sempre a vontade para comentar, tirar dúvidas e também para sugerir novos artigos… Um forte abraço e até a próxima…
Vanduir
4 set 2013Olha, fiz o teste aqui, e num núcleo de 2,54 cm² encontrei uma potência de 41,6 W, ou seja para 12 V, corrente igual a 3,4 A. Muitíssimo aproximado da potencia especificada pelo fabricante, que é de 3 A. Aí desconsiderando os erros de medida que fiz e o fator de sobrecarga provavelmente utilizado para o transformador, da pra considerar que o método funciona mesmo. Parabéns
Everton Moraes
5 set 2013Obrigado por ajudar-nos a comprovar o método Vanduir. Obrigado também por deixar seu recado aqui na página. Até mais
Carlos jovita
23 ago 2013Bom dia, sou técnico eletrotécnico e gostei muito dessa dica. Continue com esse trabalho, pois ajudará muitos profissionais desta área.
Everton Moraes
25 ago 2013Olá Carlos, muito obrigado pela visita, seja sempre muito bem vindo e esteja sempre a vontade para nos contactar… Um Abraço
Rick
7 jul 2015Que cálculo, não aparece nada exceto a área do núcleo e o cálculo pra se chegar aos 400VA????????
Genildo
31 jan 2017Olá Rick, assim que encontrar a área do núcleo, que no calculo acima 20², voltando láááá na 5º séria do ensino médio, levando em consideração o caso acima sabemos um número levado ao quadrado é igual á: 20 x 20, ou seja, multiplica por ele mesmo, chegando assim aos 400VA que você questionou, espero ter ajudado…