Home Elétrica Comandos Como descobrir a potência do transformador?

Como descobrir a potência do transformador?

10.39K
42

Se de repente você se encontra em uma situação onde existe a necessidade de substituir um transformador elétrico em uma determinada instalação e ao encontrar o provável substituto desta máquina elétrica você repara que esta não possui a placa de identificação.

O que fazer?

Bom, neste artigo iremos aprender como identificar a potência elétrica de um transformador de maneira muito, mais muito prática. Mas antes aconselho que leia um artigo que colocamos recentemente sobre esta máquina elétrica tão usual e tão importante em nossas instalações, clique aqui para ler.

O dimensionamento e respectivamente a construção de um transformador e a seleção das partes que o compões são definidas através de vários fatores, por exemplo, o seu núcleo que tem relação direta a sua potência e é exatamente este assunto que abordaremos aqui.

DEFINIÇÃO DE POTÊNCIA ATRAVÉS DO NÚCLEO DO TRANSFORMADOR

potencia do trafo

Se você é um profissional da área elétrica ou eletrônica, com certeza já se deparou com um transformador e se não pertence a esta área você pode conhecer o transformador clicando aqui, na verdade esta máquina elétrica esta presente em muitos equipamentos que nos rodeiam, seja na fonte de alimentação de um microcomputador ou, porque não, em uma partida de motor por auto transformador.

A Potência do transformador esta relacionada ao seu núcleo

O detalhe é que em muitas situações e na maioria das vezes emergenciais nos deparamos com a necessidade de substituir um transformador e por se tratar de um equipamento que possui, normalmente, vida útil longa, ao buscarmos as características nominais deste notamos que já não existe, seja em função do desgaste da placa de identificação ou mesmo a ausência desta, então o que fazer?

O NÚCLEO

O núcleo do transformador diz muito a respeito de suas características e é através deste que conseguimos estimar uma das principais de suas características, sua potência.

Seremos objetivos, o núcleo do transformador traz para nós, com muita precisão a potência nominal suportada por este. Podemos dizer então que o quadrado da área do núcleo do transformado reporta a nós sua potência. Observe a imagem abaixo:

transformador - área

Imagine que você esta com um transformador que possui núcleo do tipo “E” e necessita descobrir sua potência, podemos então estimar a potência elétrica que será dada em Volt Ampere (VA) com um simples cálculo das dimensões de seu núcleo. Lembre-se que o cálculo apresentado abaixo refere-se ao núcleo do transformador independente de seu modelo, seja ele tipo E ou qualquer outro modelo, somente atente-se em encontrar efetivamente o núcleo do transformador em questão

Calculando a área do núcleo do transformador

Para iniciarmos devemos levantar duas dimensões do núcleo do transformador, sua profundidade e sua largura, simples não é?

Podemos observar através da medição que este possui 4cm de largura por 5cm de profundidade. A área em questão será a área de um retângulo que será dada pelo produto destas duas dimensões, certo? Então seguiremos a fórmula ao lado e chegamos a um valor de 20cm² como ilustrado.

área do núcleo do transformador

Calculando a potência elétrica em VA

Agora podemos determinar a potência do trafo tendo em mãos apenas um simples cálculo conforme a seguir. Você poderia imaginar que a área do transformador seria tão importante para sua potência? Bom, observe a “mágica”:

Potência do transformador

A potência elétrica do transformador, por sua vez, será determinada em função do cálculo ao lado que simplesmente será dada em função do quadrado da área calculada anteriormente, observe na imagem ao lado que foi possível encontrar um valor de aproximadamente 400VA

Como podemos observar, esta dica pode ser valiosíssima se tratando de um simples dimensionamento onde basta dois simples cálculos para conseguirmos estimar a potência elétrica de um transformador.

E VOCÊ, TEM ALGUM MACETE OU DICA?

Essa foi nossa dica para você possa incluir no seu acervo de “macetes” do dia a dia  em sua profissão agora queremos saber se você conhece alguma outra técnica/dica, compartilhe conosco sua vivência nesta área, deixe aqui nos comentários ou entre em contato por e-mail.

Como descobrir a potência do transformador?
5 (100%) 3 votes

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(42)

  1. e como tem gente que acredita. quer dizer que não precisa levar em conta bitola do fio, numero de espiras, tipo de núcleo se envolvido ou envolvente, tensão de entrada sem contar o material do núcleo que pode ser de ar inclusive daí com seria a medição de um transformador com núcleo de ar?

    1. Olá Rogério,
      Quando se faz um projeto do transformador do zero, realmente temos que levar todos estes itens em consideração.
      Porém estamos dando uma solução rápida para se ESTIMAR a potência do transformador quando não temos mais NENHUM dado do mesmo. Isto ocorre com grande frequência nas empresas, por esta razão ensinamos uma forma para que o eletricista consiga identificar a potência do transformador com mais agilidade.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  2. Olá, comecei a atuar como estagiária na área de Engenharia Clínica (no entanto, sou a única da área na instituição, então tenho que me virar), e a Vig. Ambiental exigiu, dentre outras coisas, a descrição dos transformadores da subestação do hospital quanto à potência. O problema é que não existe nenhuma placa de identificação, e pelo fato de estarem ligados, não conseguirei medir o núcleo. A única informação que tenho é a conta de energia, onde mostra que a demanda ativa é de 130 kW, Energia ativa de 41,16 kWh, Tensão nominal de 13,8 kV (mín. 19,9 kV, máx. 14,5 kV). Alguém sabe como posso descobrir?

  3. Outro exemplo:
    Existe alguma diferença nos cálculos do Transformador para o Autotransformador?
    Para testar estou utilizando um autotransformador que tenho aqui em casa e as medidas são:
    Calculo da area: A=3,2cm X 4cm = A=12,80cm
    Descobrindo a potencia: P=A² P=12,80² P=163,84VA
    Na etiqueta do mesmo esta marcando 300VA
    Poderia me explicar esta diferença?

  4. Engenheiro Everton, Boa Tarde!
    Existe alguma diferença nos cálculos do Transformador para o Autotransformador?

    Para testar estou utilizando um autotransformador que tenho aqui em casa e as medidas são:
    Calculo da area: A=4cm X 4cm = A=16cm
    Descobrindo a potencia: P=A² P=16² P=256VA
    Na etiqueta do mesmo esta marcando 300VA
    Poderia me explicar esta diferença?

  5. mas e a relação com a frequência? eu preciso fazer uma fonte chaveada de 4kW com um núcleo EE de ferrite com 2,66cm² e Al 4000 qual a frequência ideal (mínima, visando minimizar o efeito peculiar ou skin)?

  6. Prof, qual o carregamento de um transformador trifasico em kva sabendo que as correntes em sua baixa tensão é (220/380V) A=140 A , B=140B , C=140A ?

  7. Boa noite Everton, Estou com uma dúvida, a potência indicada na placa do trafo é por fase ou é a somatória das três fases? Olha só, fiz uma medida de potência com um analizador de um trafo trifásico. A ddp de cada fase era em relação ao neutro, então obtive a seguinte elitura: fase R 105 kVA, fase S 104 kVA e fase T 106 kVA. Na placa do trafo dizia que a sua potência era de 300 kVA, minha dívida agora é, esse trafo está com sobre carga, ou não?

  8. Boa noite Everton. Preciso fazer um trafo de 110 para 220 com 10kva. A potência já consegui neste seu post. Como faço para calcular bobina e espessura de fio para o primário e secundário? Obrigado pela informação já dada e pela ajuda caso seja possível. Grande abraço.

  9. Sou eletricista residencial recém formado acho muito bonito a parte de eletrica estou sempre procurando algo novo na net pra aperfeiçoar meus conhecimento, gostei muito dessa sua publicação.

  10. construyasuvideorockola.com/calculo_transformado…

    pra quem está aprendendo,vai aí um programinha
    que faz os cálculos,só baixar, é muito fácil de usar

  11. Tenho um macete para descobrir qual a potencia que um transformador trifásico fornece.
    exemplo:
    ao invés de fazermos aquele monte de calculo,faça o seguinte.

    pegue a potencia em KVA e divida por 1,25 e terá a potencia em KW.

    Ex:

    potencia do transformador 750 KVA

    potencia desejada KW

    faz-se 750/1,25 e terá o resultado, que é igual a 600 KW.

  12. Olha, fiz o teste aqui, e num núcleo de 2,54 cm² encontrei uma potência de 41,6 W, ou seja para 12 V, corrente igual a 3,4 A. Muitíssimo aproximado da potencia especificada pelo fabricante, que é de 3 A. Aí desconsiderando os erros de medida que fiz e o fator de sobrecarga provavelmente utilizado para o transformador, da pra considerar que o método funciona mesmo. Parabéns

  13. Bom dia, sou técnico eletrotécnico e gostei muito dessa dica. Continue com esse trabalho, pois ajudará muitos profissionais desta área.

      1. Olá Rick, assim que encontrar a área do núcleo, que no calculo acima 20², voltando láááá na 5º séria do ensino médio, levando em consideração o caso acima sabemos um número levado ao quadrado é igual á: 20 x 20, ou seja, multiplica por ele mesmo, chegando assim aos 400VA que você questionou, espero ter ajudado…

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *