Recebemos por muitas vezes perguntas de como ligar um motor trifásico em rede monofásica.

Embora algumas pessoas indiquem fazer esta ligação através de capacitores, o que além de não ser tecnicamente correto ainda reduz a vida útil do motor, nós da Sala da Elétrica, não indicamos fazer desta forma.

A solução para este problema não é tão simples assim.

Para fazer este tipo de ligação é necessário utilizar um inversor de frequência, esta é a forma mais correta de se fazer este tipo de ligação.



Inversor de Frequência

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que tem como principal função variar a rotação do motor trifásico, através da variação de frequência que o mesmo proporciona em seus contatos de saída.

Desta maneira, é possível variar a frequência, e velocidade do motor.

Usar o inversor de frequência nos proporciona uma série de vantagens como, por exemplo, utilizar o funcionamento do motor e aprender, conhecer condições não descritas nos dados técnicos do mesmo.

Espero que você tenha gostado deste vídeo.

Compartilhe com seus amigos para que eles também possam entender melhor sobre este assunto.

Como ligar motor trifásico em rede monofásica sem capacitor
3.4 (68%) 10 votes

Samuel Nassereddine

Jovem de 23 anos, amante do conhecimento. Atuando como Desenvolvedor de Estratégias de Inbound Marketing, Desenvolvedor Web e Designer.

Este post tem 21 comentários

  1. Amigo tou com uma ideia de jirico aqui, me dá uma luz se pode dar certo, no meu caso quero transformar um veículo a combustão em elétrico, vamos lá, pensei em pegar dois inversores de onda senoidal pura de 48v, ligar em dois bancos de bateria em 48v, pegar uma fase de adaptação e ligar cada fase de cada inversor num inversor de frequência e o terra de cada inversor na lata do carro ,depois o terra da lata ligar no terceiro fio trifásico do inversor de frequência, pra dar 380, , ou seja cada inversor senoidal peito me dá uma fase 220, e aterrando na lata teria o neutro, será que pode funcionar

  2. 1 inversor pode alimentar 4 motores trifasicos? Rede monofasica 220v

  3. 1 inversor de frequencia pode alimentar 4 motores trifasicos na rede 220v monofasico?

  4. Com o custo de um inversor, não seria mais fácil simplesmente comprar um motor monofásico?

    1. Olá Thiago, tudo bem?

      Depende, teoricamente sim, mas geralmente um motor é mais caro que um inversor. Ou mesmo se a pessoa tem o motor trifásico e o inversor é mais fácil fazer esta ligação.
      Então por isso depende, entende.
      Qualquer dúvida estaremos a disposição.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  5. Bom dia. Pode me informar se o motor trifásico pode ser ligado em três monofasico com fases diferentes? F+N F+N F+N

  6. BOA NOITE , GOSTARIA DE SABER SE EXISTE A POSSIBILIDADE DE LIGAR UM MOTOR DE 40CV (4 TENSOES) EM UM INVERSOR TRIFASICO POREM A ENTRADA DE ENERGIA E MONO OU BIFASICA .ME FIZERAM UM SOLITAÇÃO PARA MONTAGEM DO PAINEL E O CLIENTE AFIRMOU QUE TEM UM SISTEMA DESTE MONTADO .

    1. Olá Marcos, tudo bem?

      Tem que ver o modelo do seu inversor.
      Sugiro que você verifique com o fabricante.

      Att, Equipe Sala da Elétrica.

  7. Em uma rede monofásica posso pedir a concessionária instalar um transformador trifásico?

    1. Olá Carlos, você pode sim solicitar mas eles vão exigir algumas coisas como por exemplo o projeto elétrico e em alguns casos somente pessoa jurídica pode realizar a solicitação

  8. Parabéns pela aula, gostei muito! Gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida. Preciso ligar um motor de 5 cv weg trifásico em rede bifásica 220 (duas fases de 110v). Qual modelo de inversor posso utilizar? Muito obrigado pela atenção!

    1. Olá Guilherme tudo bem?

      Sugiro que você verifique com o fabricante do inversor, pois existem muitos modelos e eles poderão te orientar melhor sobre qual é o melhor inversor para a sua aplicação, preço, qual o tipo de motor enfim…
      Eles te orientarão da melhor forma.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

    2. Qualquer dimensionamento feito para o acionamento de uma carga está diretamente ligado a sua capacidade de consumo ou dissipação de energia. E para dimensionar tais dispositivos devemos saber: a tensão de alimentação, a potencia do equipamento e a corrente de consumo. Sabendo isso você sera capaz de determinar qual cabo, qual disjuntor, qual contator usar e etc…No seu caso como pretende usar um inversor de frequência para acionar um motor de 5 CV deverá usar um equipamento que seja igual ou maior que 5 cavalos, isto é obvio, sendo assim pode usar o tanto o 5 CV quanto o próximo existente no mercado que é de 7,5 CV. Espero ter ajudado. Vlw!

  9. Muito boa a explicação!
    Mas pelo o que entendi é necessário ter um sistema bifásico de alimentação (127V,127V), ou pode-se usar um sistema monofásico (127V e Neutro)?

    1. Olá Marcelo, tudo bem?

      Na verdade a alimentação pode ser 220V (F+F ou F+N) e 127V(F+N).
      Veja o vídeo onde o Everton explica melhor sobre este assunto: https://www.youtube.com/watch?v=BN9OgMc0jRs&t=1s

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  10. Excelente como sempre, Parabéns pela ótima didática!

    1. Olá Saulo, tudo bem?
      Muito obrigada! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo.
      Continue nos acompanhando para ver mais conteúdos como esse.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

      1. Sensacional, gostei da solução. Com um pequeno investimento de um pouco mais de R$1.300,00 você compra um inversor de frequência e pode utilizar normalmente seu motor trifásico ao invés de gastar R$600,00 com um motor adequado pra sua rede monofásica.

        1. Olá Lúcio, tudo bem?

          Sim, Quem deve decidir qual a melhor decisão tomar é o usuário.
          Isso depende de quanto o usuário pode gastar, qual é a aplicação, e qual das opções vai ser mais viável.
          Nem sempre a opção mais barata é a mais viável entende?

          Att, Engª Camila Andrade
          Equipe Sala da Elétrica.

  11. Vídeo bastante explicativo, a mídia lança muita coisa mas deviriam explicar melhor para o consumidor.

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