Considero o alicate amperímetro um dos instrumentos de medição que é indispensável ao eletricista e não é novidade nenhuma que você precisa, obrigatoriamente, ter em mão as ferramentas e instrumentos que facilitem sua vida na hora de executar as atividade do dia a dia, correto?

Por isso que neste vídeo eu falo, tanto de como utilizar o amperímetro quanto das particularidades do uso destes instrumentos que são nossos “parceiros” no dia a dia.

Para exemplificar o uso e demonstrar na prática, eu utilizei um alicate amperímetro Minipa modelo ET-3111 que ainda possibilita também a medição de outras grandezas elétricas como tensão e resistência. Também utilizei o alicate amperímetro Fluke modelo 302+ que é bem similar ao Minipa.

A importância da Categoria de Emprego do Alicate Amperímetro

Uma particularidade muito importante de se observar é que sempre, sempre e sempre, você deve estar atento a Categoria de emprego dos instrumentos de medição e claro, isso não é diferente para o alicate amperímetro digital, como comentei no vídeo, nós temos um conteúdo específico para isso, neste link .

Você vai observar que a Categoria de emprego Impressa no alicate amperímetro Minipa é a Classe III (600V), já no alicate amperímetro da Fluke está expressa a Categoria de emprego Classe III (600V) e Classe IV (300V), onde este valor de tensão que acompanha a Classe, significa o valor de transiente suportado pelo instrumento de medição

Como funciona o alicate amperímetro?

alicate amperímetro

Mas afinal, como funciona o alicate amperímetro? Sendo rápido na explicação, quando você envolve o condutor com as pinças do alicate, a corrente elétrica da carga, gera um fluxo de corrente alternada que induz a parte metálica da pinça, gerando internamente uma tensão induzida que irá ser representada no display do amperímetro como o valor de corrente do circuito.

Se fossemos colocar em questão o que diferencia os dois modelos de alicate amperímetro digital mostrado neste vídeo, poderíamos dizer que a desvantagem do Minipa é a questão da escala não ser automática, ou seja, você precisa manipular manualmente para ter o valor correto para executar a medição de corrente elétrica.

Eletricidade Geral – O domínio dos conceitos fundamentais da eletricidade

Recentemente percebemos a necessidade de alguns dos profissionais que nos seguiam  em dominar os conceitos fundamentais da eletricidade, sabemos o quanto importante é (até mesmo para um profissional experiente) entender corretamente os conceitos da eletricidade.

Por isso, decidimos criar um treinamento rápido e muito objeto de Eletricidade Geral, que vai permitir com que você entenda exatamente o que precisa para dominar esta área de atuação tão poderosa e claro, aprender a utilizar na prática os principais instrumentos de medição.





Alicate Amperímetro: Como usar e como funciona este alicate
4.3 (85.22%) 23 votes

Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Este post tem 20 comentários

  1. Olá Everton, muito essencial seu post. Ficou melhor ainda mesclando o audiovisual com o conteúdo descritivo. Como mostrado no vídeo se por um lado o modelo escolhido Minipa tem o juste manual, por outro ele garante melhor precisão na medição.
    Vou continuar acompanhando suas aulas, Parabéns pela iniciativa.
    A sua disposição,
    João Rezende,
    eSafebySafe Equipamentos e Segurança

  2. eu acompanho tudo que é publicado pelo meu colega Everton. sempre comboa didática e esclarecimentos. Parabéns por mais este video. foi show..

  3. Ótimo vídeo, poderia fazer também um outro com todas as outras funções.

  4. Olá Everton Boa Tarde !!!! Eu vejo todos os videos que voce posta!! Eu tenho um
    Alicate Amperimetro da Fluke 305, muito bom. Everton eu tenho falado com voce por eu andar muito chateado, não consigo trabalho. Um abração !!!!!

    1. Olá Jorge, tudo bem?

      Muito obrigado por nos acompanhar e ficamos felizes com profissionais assim focados no aprendizado.

      Recentemente fizemos uma série sobre o Eletricista Autônomo com algumas dicas para conseguir mais clientes e ter autoridade em seu mercado.

      Você pode assistir em nosso canal no youtube, neste link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCsMA5adlCos8XxtVP3_Iq2oZliITxA2j

      Qualquer dúvida, estamos a disposição!

      Um Forte Abraço e bons estudos

  5. Muito bacana o vídeo, mas eu gostaria que você ensinasse sobre o terremoto.

  6. Muito obrigado professor muito bom muito importante essa ferramenta . Eu acredito que ensinando se aprende muito 👏🏽👏🏽👏🏽

  7. Boa noite Everton. Parabéns pelo vídeo sempre valioso para divulgar o conhecimento técnico. Considerando que hoje temos também amperímetros de alicate que medem corrente contínua, minha sugestão é que você apresente um vídeo explicando a aplicação e o princípio de funcionamento deste instrumento.

    1. Olá Newton, tudo bem?

      Obrigado pelo elogio e pela sugestão 🙂

      Iremos deixar em nossa lista de sugestões, ta bom?

      Um Forte Abraço e Bons estudos

  8. Os materiais que vocês disponibilizam, são excelentes.

  9. Parabéns Everton , você é fera e conhece muito sobre eletricidade. Ainda não foi dessa vez que eu me escrevi para o curso de Comandos Elétricos , mas assim que eu terminar o meu tratamento dentário com certeza vou fazer os cursos sim. Abraço Antonio Francisco.

    1. Olá Antonio!

      Maravilha!

      Com certeza será um diferencial e tanto para você este curso, será uma honra tê-lo como nosso aluno.

      Um Forte Abraço e Bons Estudos!

  10. Olá acabei assistir o vídeo muito legal.
    E o próximo eu gostaria que fosse mostrando como funciona o terrometro. Obrigado

Deixe uma resposta

Fechar Menu


Semana método lide express
Avalie este Post