Como usar o Megômetro – Guia Completo

Na área de manutenção elétrica (principalmente industrial), o megômetro é um dos componentes de medição que irá fazer parte das rotinas de manutenção preventiva.

O fato é que, na maioria das vezes, o profissional consegue fazer uso, realizar as medições, mas não entender como interpretar os resultados medidos.

Este infográfico vai conduzir sua tomada de decisão com base na Norma IEEE 43-2000 e a partir de agora você vai ter dúvidas na hora de reprovar ou aprovar o desempenho de um motor elétrico.

Passo a Passo: Como usar o Megômetro

1. Identificação da tensão de alimentação do motor

O Primeiro passo é identificar o nível de tensão de alimentação do motor elétrico a ser medido.

Isso é importante para a definição da tensão de medição

2. Medição da temperatura ambiente

Antes do início das medições é importante coletar a temperatura ambiente para conseguir realizar a análise final.

Obs.: se possível anotar a temperatura a cada medição

3. Medição das bobinas em relação a massa

tabela medição megômetro

Com base na tensão de alimentação do motor elétrico será definido a tensão utilizada no megôetro para o teste de isolação do motor elétrico.

4. Medição de cada bobinas em relação a massa

Medição de cada bobinas em relação a massa

Neste passo são realizadas ao menos 3 medições a fim de verificar a isolação das bobinas em relação a massa (carcaça do motor).

Obs: é realizado a medição e feita a anotação dos valores de isolação (resistência)

5. Medição de resistência entre as bobinas

Medição de resistência entre as bobinas

Agora, realizamos a medição da resistência de isolação entre as bobinas do motor de maneira a coletar os valores de resistência.

O foco aqui é identificar possível curso circuito ou isolação baixa entre as bobinas.

6. Considerar fator de temperatura

Considerar fator de temperatura

Antes de definir a performance da medição para condenar ou não o motor elétrico, você deve identificar o coeficiente de temperatura que irá definir a medição.

Cada medição realizada deverá ser multiplicada pelo coeficiente de temperatura para obter o valor real de resistência de isolação.

7. Recálculo das medições de isolação

Recálculo das medições de isolação

Realizar o cálculo das medições realizadas e definir a eficiência do motor com base na tabela de Situação.

É importante se atentar que para motores com tensão nominal inferior a 1,1kV deve-se considerar a tabela 1, para motores com tensão de alimentação superior a 1,1kV deve-se considerar a tabela 2.

Quando fazer este teste?

Este tipo de medição não é de fato uma medição rápida, talvez surjam estas dúvidas:

Eu preciso sempre realizar esta análise em uma manutenção preventiva?

Vai depender muito da rotina interna de manutenção definida para a preventiva, no entanto, você precisará na verdade acompanhar na preventiva os nível de corrente nominal do motor.

A decisão de realizar a medição para constatar a resistência de isolação do motor estará, na maioria das vezes, alinhada ao resultado da medição da corrente nominal do motor elétrico, sendo assim.

Quando estas medições apresentarem inconformidade, por exemplo, diferença de nível de corrente entre conjuntos de bobinas, ou mesmo variações de corrente acima da nominal, deve-se realizar a medição com o megômetro.

Este mesmo teste pode ser realizado para motores trifásicos e monofásicos?

Sim, este passo a passo de medição de resistência de isolação pode ser aplicado para motores monofásicos e trifásicos

Posso realizar a medição diretamente da régua de borne do painel?

Não! Para ter certeza de uma medição eficiente você precisa realizar diretamente na caixa de ligação do motor elétrico, caso contrário você poderá ser surpreendido por um valor de medição errôneo que represente a resistência de isolação dos condutores de alimentação do motor ao invés do motor propriamente dito.

Leia também: Terrômetro e Megômetro, saiba por que precisa deles!

Infográfico de Como Usar Megômetro

Como usar o Megômetro - Guia Completo

Comunidade Eletricista Classe A oferece treinamentos completos de manutenção elétrica industrial, que é indicado tanto para profissionais experientes quanto para aqueles que estão ingressando na área.

Ao concluir este curso, os profissionais estarão capacitados para realizar manutenção elétrica industrial com segurança e eficiência.

Não perca mais tempo e se torne um especialista em manutenção elétrica industrial! Inscreva-se agora mesmo na Comunidade Eletricista Classe A clicando aqui.

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Deixe o seu comentário

Receba mais conteúdos