Nos cursos de instalação elétrica, uma dúvida frequente é sobre onde surge o fio neutro das instalações residenciais. Logo, ele não surge das linhas de transmissão ou da usina hidrelétrica, mas sim do transformador que alimenta aquela localidade.

barramento de neutro

Diante disso, irá trazer a energia elétrica para os bairros, casas, indústrias e comércios de uma determinada região.

E como surge o fio Neutro?

eletricista com duvida

O fio neutro pode surgir por meio do Center Tap de uma bobina, ou seja, o contato que acontece na metade do enrolamento desse indutor. Assim também, o ponto neutro se forma, a partir da ligação da conexão no formato de estrela em um transformador.

Três condutores principais fazem toda a parte de distribuição da alimentação para os transformadores, formando as três fases. Neste caso, não temos o ponto de surgimento do neutro nas manilhas de transmissão. Isso acontece, porque não é necessário nessas instalações elétricas.

fio neutro saindo de um center tap

O motivo, é o fato de ser um desperdício ter mais um condutor sendo distribuído ao longo dessas linhas. Logo, diante do valor alto que o cobre tem, acarretaria uma despesa a mais nas empresas de energia elétrica. Diante disso, o surgimento do neutro vem de transformadores locais.

Diferenças entre as funções dos condutores.

Os sistemas de geração de energia elétrica possuem três fios que podem apresentar tensões originais de 20 mil volts. Diante disso, é necessária a redução dessas energias durante a distribuição, nas regiões em que elas alcançam pelos transformadores trifásicos. Eles equilibram essas tensões em 127 volts entre cada fio.

torre de distribuição de energia

O neutro, por sua vez, realiza o fechamento do circuito elétrico, assim como não apresenta tensão. Ele está sempre com zero volt ou o mais próximo a esse número. Como ele não faz a condução de energia, logo, ele não dá choque, se a instalação estiver funcionando adequadamente.

Por outro lado, o fio terra deve originar no conjunto de distribuição do transformador. Ele é utilizado para eliminar cargas que estiverem acumuladas, as quais possam sobrecarregar os aparelhos conectados à energia elétrica.

Demais características do Fio Neutro.

Este condutor, normalmente é caracterizado pela cor azul claro. Além disso, ele é extremamente necessário para que a instalação esteja equilibrada. Isso se dá, porque ele é o ponto exato onde as bobinas se unem, ocorrendo a anulação das cargas.

Os condutores neutros são aplicados na condução de correntes elétricas que alimentam a fase do sistema. Porém, o compartilhamento do neutro não pode ser realizado, pois já possui condutores variados dentro de um sistema elétrico específico.

alicate universal cortando um fio neutro

As casas utilizam, na maioria das vezes, circuitos de uma ou duas fases. Com isso, é o neutro que ajuda a definir se elas possuem 127 ou 220 volts. Logo, nos sistemas que são de apenas uma fase, esta se une junto com o neutro. Já nos que contêm duas fases, não apresentam o neutro nessa ligação elétrica. Dessa forma, o torna um elemento de destaque para a efetivação das tensões nas instalações domiciliares.

Acesse o nosso blog e descubra outros conteúdos interessantes voltados para assuntos de elétrica. Também temos vários eBooks e cursos especializados sobre esse assunto! Comece hoje mesmo a aprender conteúdos de qualidade sobre circuitos de baixa tensão e eletricidade em geral.

Quero te fazer um convite.

Você sabe que aqui na Sala da Elétrica a gente se preocupa com o seu crescimento profissional, certo? Então eu quero te levar pra conhecer um curso que, se você quer dar um passo essencial na sua carreira, é o curso ideal para você!

É o nosso curso de Comandos Elétricos… o COEL. Esse curso já levou muitos alunos para outro nível em seu trabalho, alguns ganharam mais, outros subiram de cargo, assumiram mais serviços … Enfim… Esse curso está mudando a vida de muita gente. E eu quero que ele mude a sua vida também!

Aqui abaixo eu vou deixar uma imagem, pra você clicar e conhecer mais sobre o COEL, e você vai ver que tem algumas surpresas pra quem se matricular, alguns bônus.

Dê esse passo na sua carreira, e seja mais um dos alunos do curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica… E eu tenho certeza que logo logo você vai estar contando pra gente mudança que esse conhecimento fez na sua vida.

curso de comandos elétricos online
Fio Neutro…Você sabe onde ele Nasce?
4.7 (94.29%) 7 votes

Fernando Canal

27 anos e eterno aprendiz. Atualmente atuando como Analista de SEO, Social Media e Copywriter aqui na Sala da Elétrica, além de ser músico e entusiasta da fotografia.

Este post tem 4 comentários

  1. Ótimo artigo sobre o surgimento do fio neutro. Fácil entendimento e didaticamente preciso. Parabéns pelo ótimo trabalho!

  2. Muito boa dica.obg.por acrescentar nosso conhecimento.

  3. Muito bom essa informação pois tem muitos eletricista que não sabem para que serve o cabo neutro

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post