Home Elétrica CURSO DE ELETRICISTA – BATE PAPO COM FABIO MARSURA
CURSO DE ELETRICISTA – BATE PAPO COM FABIO MARSURA

CURSO DE ELETRICISTA – BATE PAPO COM FABIO MARSURA

95
47

Tornar-se um profissional da eletricidade é muito mais do que simplesmente se matricular em um curso de eletricista e no final retirar seu diploma.

Em uma entrevista espetacular, o Gerente de Utilidades Fábio Marsura revela  os passos de sua carreira que determinou a conquista de cargos de confiança dentro de grandes indústrias. De maneira simples e esclarecedora, Fabio expõe a importância da formação técnica e ressalta a relevância do dia a dia na prática para alcançar grandes objetivos na área elétrica.

Assim como eu, ele também leciona na escola SENAI cursos de Comandos Elétricos e posso dizer que mesmo depois de alguns anos ministrando aulas deste mesmo conteúdo, conheci através dele uma forma didática diferenciada de partilha do conhecimento sem falar no enorme número de conteúdo (de vivência na área) que pude agregar em meu portfólio a partir das aulas que ministramos juntos.

PORQUÊ ESCOLHER O CURSO DE ELETRICISTA?

Curso de Eletricista

Tanto quanto em qualquer profissão,  para se tornar um Eletricista de Sucesso você dependerá muito de uma boa, ou melhor, uma excelente formação e reforço aqui o que dizemos no vídeo, a vivência na prática será uma importantíssima escola para você.

Mas Cuidado! Riscos de acidentes não é uma particularidade de uma ou outra profissão, mas como o próprio Fabio disse em nosso bate papo, “Na eletricidade o perigo é invisível”, você não vê a eletricidade, os elétrons estão ali e um descuido pode significar uma fatalidade.

Em um outro artigo que publiquei aqui na Sala da Elétrica cheguei a mencionar a importância de atentar-se com a segurança e compartilhei com vocês o site Programa Casa Segura que trata deste assunto de forma muito sensata e eficiente.

Você deve estar se perguntando o porque escrevo este tópico se o título acima é “PORQUE ESCOLHER O CURSO DE ELETRICISTA”, o fato é que ser um Profissional Eletricista está associado a gostar de verdade da área e ser muito, mas muito atento aos detalhes.

O mais incrível nesta nossa área espetacular, é que mesmo no início de sua formação você poderá  utilizar o “pouco” conhecimento adquirido para iniciar sua carreira profissional, você já deve ter visto (se você não for um) uma pessoa que a partir do momento que realiza o curso de eletricista, por exemplo Instalações Elétricas, começar a distribuir panfletos e começar a trabalhar em residências.

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER DIVERSAS ÁREAS

Existe uma necessidade muito grande de um profissional conhecer diversas áreas, pense comigo, quantas vezes não se viu em situações onde houve a necessidade de interagir com áreas diferentes de sua formação e precisou ou aprender ou contar com um outro profissional?

Aliás, foi com este pensamento que decidi cursar o Técnico em Mecatrônica em 2004. O fato de já estar trabalhando como Eletricista de Manutenção nesta época me fez enxergar a necessidade de mais conhecimento que envolvesse outros seguimentos como mecânica e eletrônica, não queria ser expert mas queria conhecer mais sobre elas.

Hoje a “bola da vez” é a automação residencial e se torna impossível entender este conceito se não possuir conhecimento em uma série de áreas diferentes, por exemplo: Instalações elétricas, Rede de comunicação, Lógica de contatos bastante abordada em comandos elétricos, programação entre outras.

Não perca a oportunidade de aprender, faça cursos rápidos e especialize-se tenha em mãos através destes treinamentos rápidos aptidões necessárias para se destacar em sua profissão, seja ela no setor elétrico ou não.

O QUE EU APRENDI COM ESTE BATE PAPO

Curso de Eletricista

Já conheço o Fabio a aproximadamente a quatro anos, mas este bate papo me fez entender ainda mais porque este profissional é tão admirado por em todo lugar onde passa, é incrível a facilidade de lidar com pessoas e a facilidade de conquistar a todos em tão pouco tempo.

Esta conversa fez com que eu percebesse a importância de estar sempre preparado para novos desafios, uma formação acadêmica é sempre muito bem vinda mas treinamentos rápidos de formação profissional é também muito importante, e quando digo treinamentos eu me refiro não só a uma área (elétrica) e sim em várias outras coligadas ao nosso dia a dia.

O mais importante que consegui conquistar foi, sem dúvida, a necessidade que todos nós temos em disseminar nosso conhecimento, eu sou prova viva de que quanto mais ensinamos, mais aprendemos, pense nisso.

Muito obrigado por ser um leitor da Sala da Elétrica, deixe seu comentário para sabermos o que achou desta novidade.

Um forte abraço.

(95)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(47)

  1. Olá, Everton bom dia. Parabéns pela iniciativa inteligente em divulgar a nossa profissão, gostei muito da entrevista, simples e motivadora, onde Fabio Marsura nos conta como começou na elétrica e a importância que ele dar a profissão.
    Parabéns pelo site, ”Sala da Elétrica”.

    1. Muito obrigado Marcio, a ideia de colocar a entrevista foi realmente esta, poder disseminar para as pessoas um pouco mais sobre esta profissão que tenho um carinho especial.

      Obrigado pela visita e seja sempre bem vindo a Sala da Elétrica

      1. O COMENTÁRIO DO FABIO, ME FEZ LEMBRAR DE QUANDO ESTUDEI NO SENAI EM SÃO CAETANO SP NO ANO DE 1980 ERA NA VERDADE 1 ANO E MEIO- PARABÉNS PELO COMENTÁRIO

  2. Everton muito legal, conheço o Fábio e tive a oportunidade de realizar alguns serviços junto com ele na empresa que ele trabalha. e realmente é um excelente profissional.
    Um abraço para você e para o Fábio.

    Att.

  3. PARABÉNS !!!! Sou fã demais de vocês !!! Quando comecei minha formação na área de eletroeletrônica, não fiquei muito interessado, não queria seguir nessa área. Mas ai, fui conhecendo esses profissionais, e me identifiquei muito com eles, com seus projetos e carreiras, e percebi que poderia ser igual a eles. E hoje, graças à esses dois, penso totalmente diferente sobre minha carreira profissional, penso me tornar um Engenheiro Eletricista, e quem sabe seguir o legado dos dois. Se eu conseguir ser 50% do que eles são, para mim está ótimo !!!

  4. Parabèns professsores Everton e Fàbio pela entrevista foi exclarecedora e produtiva para min como aluno. Obrigado;

    Um abraço.

    1. Olá Pedro muito obrigado, não se esqueça que precisamos aperfeiçoar cada vez mais e aumentar nosso currículo com treinamentos e cursos de qualificação profissional…

      Aproveite que está estudando…

      Um forte abraço

  5. BOA TARDE. EVERTON.
    GOSTEI MUITO DA ENTREVISTA, MUITAS VEZES A GENTE VER AS PESSSOAS EM UMA POSIÇÃO PROFISSIONAL MAIS ELEVADA E NÃO SABEMOS O PRINCIPIO DE TUDO.
    GOSTEI DE ASSITIR A ENTREVISTA SUA COM PROFESSSOR FABIO, ONDE ELE SE EXPOS SUA VIDA PROFISSIONAL DESDE O INICIO ATÉ O MOMENTO. VEJO QUE TODOS NÓS ESTAMOS APRENDENDO CADA VEZ MAIS.
    VALEU. OBRIGADO.

  6. Muito bom o bate papo eu concordo com o professor Fábio eu estou aposentado como eletricista de manutenção e no decorrer dos anos fiz vários cursos: Eletrônica básica, leitura e interpretação de desenho mecânico, movimentação de cargas perigosas, eletricidade básica, predial e industrial senai de montenegro rs entre outros temos que nos aperfeiçoar cada vez mais ninguém sabe tudo, a gente troca conhecimento ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo. Hoje faço alguns bicos. Fiz informática para manutenção de computadores da família e amigos e quero estudar mais não podemos parar.

    1. Olá Valdemir, é muito bom saber ter um retorno de um profissional com sua experiência, faço suas as minhas palavras, normalmente um profissional só se dá conta da necessidade de treinamentos extracurriculares quando se expõe a um novo desafio.

      Muito obrigado por estar participando da Sala da Elétrica.

      Um forte Abraço

  7. Olá Everton Moraes,
    Excelente bate papo com Fabio Marsura, poder absorve um pouco desse conhecimento que esse fera tem gostei muito.A sala da eletrica e um espelho para quem gosta da area da eletrica valeu 10……abraço..Renato

  8. foi otimo o bate papo,profissionais como vcs que nos ajudam a expandir o nosso conhecimento. espero contar com vcs sempre. abraços………

  9. Caro colega Everton

    Hoje que conheci a sala da elétrica, sou eletrotécnico. Baixei o e-book e gostei muito
    eu só não encontrei uma informação: Acima de qual potência de motor devo usar a
    partida indireta?

    Gostei muito desta sala, eu não sabia que ela existia, agora vou ficar adepto.

    Sendo atendido na minha dúvida, antecipo agradecimentos

    Luiz Carlos

  10. Olá, parabéns por esse trabalho, ajuda demais quem precisa.
    Eu sou profissional da elétrica há 6 anos, e sempre vejo reportagens ou comentários de empresas reclamando que falta mão de obra especializada na área elétrica, porém eu acredito que as empresas não sabem quem realmente querem contratar. Existe também um enorme preconceito quanto a experiência do profissional do tipo, alguém que trabalhou em indústria metalúrgica não serve pra indústria química, se é do plastico não serve pra trabalhar na textil, isso acaba deixando vagas em aberto e profissionais desempregados, o que vc acha disso Everton?

    1. Olá Leandro Martins, é verdade, muitas vezes nos deparamos com situações onde a experiência exigida é tamanha que parece até ser impossível, o detalhe é que quanto mais experiência é exigida maior será a remuneração, se a empresa não concilia estes dois pontos então vai faltar profissional mesmo.

  11. Olá!

    Muito bom esse vídeo de vocês, eu tive o prazer de ser aluno do Fábio ele é um excelente professor, espero poder assistir outros videos referente ao assunto.

    Parabéns!

  12. Muito bom o depoimento do Fábio e a condução da entrevista, esse tipo de iniciativa mostra o amplo caminho que pode ser trilhado por quem faz a opção pela area de elétrica.

    Me identifiquei com vários pontos abordados, em especial com a enfase na segurança e a necessidade de se agregar conhecimentos de outras areas ao curriculum. Sou eletricista formado pelo SENAI, mas tenho formação nas areas de eletrônica e refrigeração.

    Parabens pelas ótimas matérias desenvolvidas no site.

  13. Ótimo bate papo, parabéns pelo seu site; faço curso em eletrotécnica e tem me ajudado muito com algumas dúvidas além de vários outros assuntos que desconhecia.
    Parabéns.

  14. Thank you for the sensible critique. Me & my neighbor were just preparing to do some research about this. We got a grab a book from our local library but I think I learned more from this post. I’m very glad to see such wonderful information being shared freely out there.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *