Sobre Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista e blogueiro de 29 anos que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica.
"Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

29 Comentários


    1. É um dispositivo capaz de variar a tensão elétrica. Parecido com um potenciômetro, o variac é utilizado para a variação de tensão alternada para sistemas de potência mais elevadas onde um potenciômetro não pode ser aplicado…

      Responder
  1. Jaitan

    Parabéns! Excelente organização do texto, e das idéias! Precisamos mais disto na Web!

    Responder

    1. Fico muito feliz que gostou Jaitan! Fique sempre a vontade para expor suas opiniões aqui e espero que volte sempre, Muito obrigado pela visita…

      Responder
  2. Jaitan

    Uma dúvida, que tipo de isolamento o transformador isolador oferece? Especificando melhor….

    Responder

    1. O transformador isolador proporciona a redução de ruídos (interferência eletromagnética) no secundário, ou seja, por mais que no primário ocorra uma variação abrupta da tensão, esta não será repassada totalmente para o secundário. Logo, o transformador isolador isola o circuito de ruídos no enrolamento secundário.

      Responder
  3. Felipe Cajú Lacerda

    Meu, será que esse cara é bom? e gente boa? Posta algo excelente, uma explicação ótima, com videos, ilustrações, etc. E ainda qualquer dúvida que restar, você manda na própria página a pergunta, e ele te responde. É por isso que eu sou fã desse cara !!! demaaaaaaais !!

    Responder

    1. Muito obrigado pelo comentário Felipe, eu gosto muito do que faço e a Sala da Elétrica é uma forma de interagir com todos vocês de maneira a explorar a distância para tirar dúvidas e ajudar dentro do possível a cerca deste assunto que tanto admiro… Um forte abraço e seja sempre muito Bem Vindo a Sala da Elétrica

      Responder
  4. nerd

    Olá, parabéns pelo site! Gostei muito!
    Mas, é o seguinte, quando vc diz (“podemos concluir que a potência elétrica total gerada pelo transformador é denominada Potência Aparente e a potência que se perde no funcionamento do transformador é a Potência ¨REATIVA¨ “), em vez de ser “REATIVA” não deveria ser ATIVA?
    A potência reativa é devolvida novamente à rede, já a potêcia ativa é a que realmente realiza trabalho, neste caso o famoso efeito Joule!

    Responder

    1. Olá Nerd! muito obrigado pela visita, não! a potência elétrica que se perde no transformador é realmente a Reativa, a potência Ativa é a potência utilizada para transformar a energia elétrica em trabalho, neste caso, rebaixar ou elevar a tensão elétrica

      Responder
  5. antonio marco

    Faço curso tecnico de eletrotecnica , estou com dificuldade em calculos de circuitos equivalentes de transformadores, gostaria de alguma ajuda sobre o assunto

    Antonio Marco

    Responder
  6. Wenderson Modesto

    Ótima matéria Everton , porém estava precisando de uma ajuda sua queria que você fizesse um artigo como fazer teoricamente um transformador de 110v para 220v, de 220v para 440v e vice-versa rebaixador ok?

    Responder
  7. Antonio Carlos

    Ola bom dia gostaria de sanar uma duvida em um circuito monofásico tenho 110Vca mas ele vem de um inversor acontece desta tensão em cada uma das fases ter 60 Vca medindo em relação ao terra. que tipo de transformador eu usaria para eu ter o meu 110Vca em uma fase e na outra o meu zero Volts.
    Grato pela atenção e esclarecimento.

    Responder
  8. Moacyr Nunes Brum

    Prezado everton é muito bom o seu artigo sobre transformador, porém uma dúvida se me permite,não seria verdade que o transformar não transforma potência alguma e sim regula?

    Responder
  9. José Antonio

    Olá Everton, muito bom suas explicações, você está de parabéns. Gostaria de ter uma dica sua sobre trafo. Como faço pra descobrir as saídas de um trafo que tirei de um estabilizador, ele tem 6 fios de cada lado(12 no total).

    Responder

  10. preciso fazer um transformador com primário 110v / secundário 30+30 preciso de 2 enrrolamentos com “x” voltas independentes ou pode se um enrrolamento duplo? ex: 2 bobinas, uma sobre a outra ou uma única bobina com 2 fios awg

    Responder

  11. preciso de um trafo primário 110v secundário com Tap, 30+30, preciso no secundário uma só bobina com “X” voltas? ou 2 bobinas independentes com “X” voltas cada uma?

    Responder
  12. Marcelo

    Olá Everton não sou eletricista mas gosto de aparelhos elétricos. Aconteceu um caso comigo que talvez vc possa me tirar essa dúvida: troquei o transformador de um tel sem fio, por um bivolt. O original era 110 V com saída de 5,5 V e 500 mA . Foi colocado um bivolt com saída de 6 V e 1 A . Acontece que depois de alguns dias o tel começou a gerar ruído na ligação e os outros aparelhos que estão na linha não. Pode essa mudança de saída ter gerado esse ruido? Já agradeço todo seu empenho em manter sua sala de elétrica e ajudar todos que te procuram. Abs

    Responder

  13. Bom dia tudo bem?
    Porque q pra calcular WATTS em KVA tem que multiplicar por 1.52 e porque que a folga tem que ser multiplicado por 1.3 obrigado e Ate aproxima.

    Responder
  14. Zac

    Olá,
    everton,

    gostaria de saber como faço pra saber a corrente do secundario de um trafo abaixador, onde so tenho estes dados: Tensaõ de entrada 220 V; Saida 24 V; Potencia Aparente 20 VA.

    Responder

    1. Considerando que a potência é de 20VA você pode determinar a corrente com o cálculo direto de P/V, a potência do primário e do secundário sempre será “idêntica”…

      Responder
  15. Renato

    Olá, sou muito leigo, mas comprei um transformador monofásico de 8000VA para convertar 110/220, no caso um forno de 4.000W. Pelo pouco que sei, transformadores com essa capacidade de VA’s vem sem tomada. Então liguei direto na minha rede 110, só que percebi que em um fio do lado do 220 começou a sair fumaça. No começo era bastante fumaça, agora está saindo pouquinho e eu estou completamente desorientado e a escassez desse assunto na internet é angustiante. Usei um fio de mesmo tamanho para aumentar a largura para alcançar o fio da rede. Fiz errado? Estou desorientado, seu que sua materia é antiga, mas é o que encontrei até agora… Alguma ajuda?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 9 = 15

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>