Home Eletricista Autônomo Posição correta dos cabos da tomada
Posição correta dos cabos da tomada

Posição correta dos cabos da tomada

0
35

Acredito que muitas pessoas não se importam muito na instalação elétrica, com a posição correta dos cabos da tomada. Pois bem, mas por que é que as tomadas vêm com os bornes identificados?

Será que é somente para seguir um padrão? Será que é somente por estética? Não!!

Tem uma razão bem plausível e segura para se fazer desta forma. Inclusive a maneira indicada pela norma.

Nesse artigo vou falar um pouco mais sobre este assunto, além de te explicar o real motivo pelo qual devemos nos atentar na hora de instalar as tomadas.

Porque devemos instalar os cabos da tomada na posição correta?

Uma tomada elétrica é um ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue.

As mais comuns têm dois terminais, fase + neutro (no caso de monofásico), ou fase + fase (no caso de bifásico). Temos também algumas tomadas e plugues que têm um terceiro pino, denominado “terra“.

COEL 300×250

Existem também outros tipos de tomadas com mais terminais, por exemplo o de 3 terminais (trifásica), 4 terminais ou mais, estes geralmente são usados para uso na industrial.

Se observarmos melhor a tomada, ela tem as identificações nos terminais, essas identificações mostram onde deve-se instalar o cabo fase, neutro e terra.

Agora, por que devemos instalar os cabos nos lugares corretos?

cabos da tomada - identificação correta

Observe que o transformador tem um sistema de proteção interno, e que a fase está ligada ao fusível de proteção do transformador. Caso esta fase tenha algum problema, o fusível irá se romper e consequentemente o sistema irá desligar, ou seja a primeira imagem mostra a instalação correta.

Desta maneira, caso a tomada seja instalada de forma aleatória, sem se atentar a posição correta dos cabos, caso ocorra algum problema no transformador e o fusível se rompa, ainda que isso aconteça, pode ser que a tomada não esteja “protegida”, ou seja, a tomada ainda poderá estar energizada. Portanto, temos que a segunda imagem mostra uma instalação errada.

Por esta razão, recomenda-se que a tomada seja instalada conforme indicado abaixo.

identificação dos cabos da tomada

A norma brasileira ABNT 14136 fala melhor sobre este posicionamento:

  • Neutro: Ponto a esquerda;
  • Terra: Ponto central acima;
  • Fase: Ponto a direita.

Observação: Quando for necessário instalar uma tomada 220V (fase+fase), uma das fases deve ficar no lugar do cabo neutro, ou seja, deve instalar da seguinte maneira:

Cabos da tomada bifásico identificação

  • Neutro: Cabo fase 1;
  • Terra: Cabo terra;
  • Fase: Cabo fase 2.

Cabos da tomada, como fazer a instalação correta?

eletricista fazendo instalação elétrica

Para efetuar a correta instalação da tomada deve-se seguir estes 11 passos.

  1. Desligar os disjuntores;
  2. Decapar os cabos (alguns fabricantes indicam a medida ideal para melhor contato);
  3. Inserir o cabo fase (vermelho ou preto) no local indicado na tomada;
  4. Parafusar o cabo;
  5. Inserir o cabo neutro (azul) no local indicado na tomada;
  6. Parafusar o cabo;
  7. Inserir o cabo terra (verde) no local indicado na tomada;
  8. Parafusar o cabo;
  9. Verificar a correta instalação;
  10. Encaixar a tomada na caixa de passagem;
  11. Encaixar o espelho.

Conclusão

Espero que tenha gostado e compreendido a importância de ligar os cabos da tomada na posição correta. Como vimos é uma instalação simples e rápida de fazer, até intuitiva, porém com detalhes que podem fazer toda a diferença para uma instalação segura #elétricasegura.

Saber desses detalhes, assim como sempre se atentar para que os conhecimentos sejam aplicados da forma mais segura possível, ajudam na sua autoridade profissional. Além de garantir uma instalação elétrica correta e mais segura.

Compartilhe este artigo com seus amigos e colegas profissionais para que assim possamos divulgar esta informação importante e pouco conhecida. Se você gostou deste artigo deixe-nos saber deixando seu comentário.

Para saber mais sobre o assunto, assista também nosso vídeo.

Posição correta dos cabos da tomada
4.6 (91.61%) 31 votes

Engª Camila Andrade Engenheira de 29 anos. Formada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI. Atualmente na área de redação e suporte técnico da Sala da Elétrica. Atuou em: Área de Engenharia de processos na WEG, pós vendas e suporte técnico, redação de manuais de bordo automotivo, manual de reparos automotivos e também desenvolvimento de esquemas elétricos automotivos.

Comment(35)

    1. Olá Marcelo,
      Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo foi importante para você.
      Que bom que gostou.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  1. Boa tarde.

    Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em seu portal Sala da Elétrica.
    Sou engenheiro eletricista e gostaria de expor minha opinião sobre o posicionamento dos condutores nos plugs de tomadas.
    No meu entendimento somente existe normatização da posição do fio terra.
    Na NBR 14.136 , onde o fio neutro aparece nos desenhos com a identificação a esquerda do fio terra não pode ser considerado uma normatização, pois a nota 2 dos mesmos esclarece que os desenhos são apenas orientativos exceto as medidas.
    e também no item 9 da pagina 9 da mesma descreve que a marcação dos outros pinos exceto o terra são opcionais, portanto nenhuma normatização referente a posição dos fios nos outros pinos foi definida, se assim fosse seria proibido (já que a norma tem força de lei) a utilização destes pinos em sistemas bifásicos.

  2. Sou técnico e professor de elétrica. Sempre ensinei a maneira correta de instalar tomadas, salientando que é uma determinação da NBR 5410, cuja finalidade seria criar um padrão. Apreciei as explicações, mas não vejo nenhuma lógica quanto à possibilidade de risco! Se a(s) fase(s) tem proteção à fusível no trafo, ocorrendo a abertura deste fusível a fase será interrompida – independente do borne ao qual esteja conectada…

    1. Olá Felipe,
      Que bom que gostou do nosso conteúdo. Ficamos muito felizes em ver que ajudamos de alguma forma.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  3. Parabéns pela iniciativa de ensinar.
    Faço uma observação: realmente haverá a continuação de conexão à fase no caso de queima do fusível , se este estiver no neutro . Entretanto isso não seria problema já que para fazer manutenções o aparelho em questão deve ser desligado da tomada.
    A identificação do neutro e sua não utilização na linha protegida por fusível tem implicação mais importante no fato de que o fusível não se romperia se houvesse a sobre corrente e ao mesmo tempo houvesse (por defeito) a conexão do condutor no chassi metálico depois do fusível.
    Abraço.

    1. Oi Rodrigo.
      Muito obrigada! que bom que você gostou. Continue nos acompanhando.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  4. A tomada 2P+T padrão americana a 5410 recomendava terra para baixo neutro lado esquerdo fase lado direito certo? Para usar a nova tomada padrão brasileiro tem que usar um adaptador os fabricantes alteraram os projetos para a nova tomada brasileira?

  5. Boa noite Camila. Sou eletromecânico de autômatos e até hoje não consigo compreender as extensões de tomadas, as quais por exemplo vem com 4 tomadas para 10A, tem selo do IMMETRO e tudo e vem com um cabo tão fino que já seria difícil aguentar 10A, quanto mais 40A. Pois se tem 4 tomadas de 10A cada ligada o cabo derreteria. Pode me explicar.

  6. Muito proveitosa a dica de como instalar corretamente tomadas/plugue, acredito que muitos nem se ligam em olhar tomadas e plugues, agora acredito que ficaram mais atentos, valeu,

  7. O único problema é que ainda existem alguns aparelhos que não possuem o pino “terra” e assim, perde-se a confiabilidade. Mas de qualquer forma gostei muito.

  8. Em tomadas residenciais, bifásica fase-fase ou monofásica fase-neutro, o que devemos estar atentos é a tensão de alimentação do eletrodoméstico e a amperagem suportada pela tomada. A unica posição a ser respeitada é a do fio terra, que fica no centro dos plugues macho e fêmea (isso nas instalações mais recentes, pois as antigas dificilmente vemos o fio terra). No caso de equipamentos trifásicos, quadros e tomadas industriais são necessários.

  9. Sem querer me exaltar, eu já sabia dessa configuração da ligação de tomadas, mas às vezes a gente esquece, principalmente quando estamos com pressa para terminar o serviço. É sempre bom nos lembrar e ensinar. Vlw!
    Obs.: tem um serviço que tenho dúvidas até hoje, mandei a pergunta para os Senhores e não tive resposta: como fazer uma Prumada Elétrica na vertical, passo a passo?

  10. Parabéns pela matéria. Excelente artigo a respeito desse assunto que, simplesmente, a maioria dos profissionais deixam passar desapercebidos. Eu já trabalho com instalações há 15 anos e sempre adotei esse padrão, até mesmo como boas práticas, auxiliando inclusive nos testes.

  11. Gostei da matéria. Excelente.
    Como profissional procuro sempre fazer o correto, infelizmente tem muitos que não estão cumprindo as normas vigentes.
    Já coloquei tomadas com o terra posicionado para baixo devido a própria marcação nos módulos e por alguns tipos de plugues. Mas hoje procuro executar o que é correto.

  12. Nas tomadas antigas o terra sempre ficava pra baixo e a fase ficava do lado esquerdo,aprendi isso no técnico e não tinha esse novo padrão de tomada, seria padrão NEMA, então antigamente não estava errado , só mudou por causa do padrão brasileiro?

    1. Olá Miguel, tudo bem?
      Muito obrigada pela dica. Vou acertar e melhorar o texto para que fique mais claro possível.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  13. Sou técnico em ADSL, me formei eletrotécnico em 2004, muitas coisas mudaram, minuterias sensores ate mesmo os disjuntores estão mais inteligentes.

    1. Olá Jorge, tudo bem?
      Sim, os dispositivos elétricos evoluíram bastante. Não só os disjuntores mas hoje em dia temos muitos outros produtos no mercado que podemos usar a nosso favor.
      Porém, muitas vezes, ainda vale a pena utilizar dispositivos mais simples como o fusível.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  14. ALGUNS FABRICANTES, por não está determinado na Norma, COLOCAM O PINO TERRA NA PARTE INFERIOR E NESSE CASO HAVERÁ INVERSÃO DO FASE COM O NEUTRO, ou seja a fase ficará no lado esquerdo e o neutro no lado direito

    1. Olá Geiser, tudo bem?
      Realmente, por esta razão devemos nos atentar a esses detalhes. E se possível, sempre adotar produtos com as certificações como inmetro e normas brasileiras.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *