Posição correta dos cabos da tomada

Acredito que muitas pessoas não se importam muito na instalação elétrica, com a posição correta dos cabos da tomada. Pois bem, mas por que é que as tomadas vêm com os bornes identificados?

Será que é somente para seguir um padrão? Será que é somente por estética? Não!!

Tem uma razão bem plausível e segura para se fazer desta forma. Inclusive a maneira indicada pela norma.

Nesse artigo vou falar um pouco mais sobre este assunto, além de te explicar o real motivo pelo qual devemos nos atentar na hora de instalar as tomadas.






Porque devemos instalar os cabos da tomada na posição correta?

Uma tomada elétrica é um ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue.

As mais comuns têm dois terminais, fase + neutro (no caso de monofásico), ou fase + fase (no caso de bifásico). Temos também algumas tomadas e plugues que têm um terceiro pino, denominado “terra“.

Existem também outros tipos de tomadas com mais terminais, por exemplo o de 3 terminais (trifásica), 4 terminais ou mais, estes geralmente são usados para uso na industrial.

Se observarmos melhor a tomada, ela tem as identificações nos terminais, essas identificações mostram onde deve-se instalar o cabo fase, neutro e terra.

Agora, por que devemos instalar os cabos nos lugares corretos?

cabos da tomada - identificação correta

Observe que o transformador tem um sistema de proteção interno, e que a fase está ligada ao fusível de proteção do transformador. Caso esta fase tenha algum problema, o fusível irá se romper e consequentemente o sistema irá desligar, ou seja a primeira imagem mostra a instalação correta.

Desta maneira, caso a tomada seja instalada de forma aleatória, sem se atentar a posição correta dos cabos, caso ocorra algum problema no transformador e o fusível se rompa, ainda que isso aconteça, pode ser que a tomada não esteja “protegida”, ou seja, a tomada ainda poderá estar energizada. Portanto, temos que a segunda imagem mostra uma instalação errada.

Por esta razão, recomenda-se que a tomada seja instalada conforme indicado abaixo.

identificação dos cabos da tomada

A norma brasileira ABNT 14136 fala melhor sobre este posicionamento:

  • Neutro: Ponto a esquerda;
  • Terra: Ponto central acima;
  • Fase: Ponto a direita.

Observação: Quando for necessário instalar uma tomada 220V (fase+fase), uma das fases deve ficar no lugar do cabo neutro, ou seja, deve instalar da seguinte maneira:

Cabos da tomada bifásico identificação

  • Neutro: Cabo fase 1;
  • Terra: Cabo terra;
  • Fase: Cabo fase 2.

Cabos da tomada, como fazer a instalação correta?

eletricista fazendo instalação elétrica

Para efetuar a correta instalação da tomada deve-se seguir estes 11 passos.

  1. Desligar os disjuntores;
  2. Decapar os cabos (alguns fabricantes indicam a medida ideal para melhor contato);
  3. Inserir o cabo fase (vermelho ou preto) no local indicado na tomada;
  4. Parafusar o cabo;
  5. Inserir o cabo neutro (azul) no local indicado na tomada;
  6. Parafusar o cabo;
  7. Inserir o cabo terra (verde) no local indicado na tomada;
  8. Parafusar o cabo;
  9. Verificar a correta instalação;
  10. Encaixar a tomada na caixa de passagem;
  11. Encaixar o espelho.

Conclusão

Espero que tenha gostado e compreendido a importância de ligar os cabos da tomada na posição correta. Como vimos é uma instalação simples e rápida de fazer, até intuitiva, porém com detalhes que podem fazer toda a diferença para uma instalação segura #elétricasegura.

Saber desses detalhes, assim como sempre se atentar para que os conhecimentos sejam aplicados da forma mais segura possível, ajudam na sua autoridade profissional. Além de garantir uma instalação elétrica correta e mais segura.

Compartilhe este artigo com seus amigos e colegas profissionais para que assim possamos divulgar esta informação importante e pouco conhecida. Se você gostou deste artigo deixe-nos saber deixando seu comentário.

Para saber mais sobre o assunto, assista também nosso vídeo.

Comentários

  • Geiser Dália

    ALGUNS FABRICANTES, por não está determinado na Norma, COLOCAM O PINO TERRA NA PARTE INFERIOR E NESSE CASO HAVERÁ INVERSÃO DO FASE COM O NEUTRO, ou seja a fase ficará no lado esquerdo e o neutro no lado direito

    • Engª Camila Andrade

      Olá Geiser, tudo bem?
      Realmente, por esta razão devemos nos atentar a esses detalhes. E se possível, sempre adotar produtos com as certificações como inmetro e normas brasileiras.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Jorge

    Sou técnico em ADSL, me formei eletrotécnico em 2004, muitas coisas mudaram, minuterias sensores ate mesmo os disjuntores estão mais inteligentes.

    • Engª Camila Andrade

      Olá Jorge, tudo bem?
      Sim, os dispositivos elétricos evoluíram bastante. Não só os disjuntores mas hoje em dia temos muitos outros produtos no mercado que podemos usar a nosso favor.
      Porém, muitas vezes, ainda vale a pena utilizar dispositivos mais simples como o fusível.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • MIGUEL PENNA SATTAMINI DE ARRUDA

    Achei boa a explicação, mas para um leigo, nada fica claro quanto à tomada bifásica, tendo em vista que a mesma no desenho tem um tag “X”, isto é representação de estar errado. Para um leigo isto fica confuso.,

    • Engª Camila Andrade

      Olá Miguel, tudo bem?
      Muito obrigada pela dica. Vou acertar e melhorar o texto para que fique mais claro possível.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Fabricio

    Nas tomadas antigas o terra sempre ficava pra baixo e a fase ficava do lado esquerdo,aprendi isso no técnico e não tinha esse novo padrão de tomada, seria padrão NEMA, então antigamente não estava errado , só mudou por causa do padrão brasileiro?

  • JAYLOR

    Prezada Camila;
    Poderias esclarecer como ficam os cabos nas tomadas posicionadas na vertical?
    Obrigado.

  • Pingback: Diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères • Sala da Elétrica

  • Keller Pasquetto Marcondes

    Gostei da matéria. Excelente.
    Como profissional procuro sempre fazer o correto, infelizmente tem muitos que não estão cumprindo as normas vigentes.
    Já coloquei tomadas com o terra posicionado para baixo devido a própria marcação nos módulos e por alguns tipos de plugues. Mas hoje procuro executar o que é correto.

  • Demas Roberto

    Parabéns pela matéria. Excelente artigo a respeito desse assunto que, simplesmente, a maioria dos profissionais deixam passar desapercebidos. Eu já trabalho com instalações há 15 anos e sempre adotei esse padrão, até mesmo como boas práticas, auxiliando inclusive nos testes.

  • Kleber Gois

    Olá Everton ! Apesar de não participar das Webs desde 2013 acompanho seus conhecimentos que tem me ajudado muito ! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

  • Antonio Fabio Nascimento

    Sem querer me exaltar, eu já sabia dessa configuração da ligação de tomadas, mas às vezes a gente esquece, principalmente quando estamos com pressa para terminar o serviço. É sempre bom nos lembrar e ensinar. Vlw!
    Obs.: tem um serviço que tenho dúvidas até hoje, mandei a pergunta para os Senhores e não tive resposta: como fazer uma Prumada Elétrica na vertical, passo a passo?

  • Antonio

    Em tomadas residenciais, bifásica fase-fase ou monofásica fase-neutro, o que devemos estar atentos é a tensão de alimentação do eletrodoméstico e a amperagem suportada pela tomada. A unica posição a ser respeitada é a do fio terra, que fica no centro dos plugues macho e fêmea (isso nas instalações mais recentes, pois as antigas dificilmente vemos o fio terra). No caso de equipamentos trifásicos, quadros e tomadas industriais são necessários.

  • Marcio Lyra

    O único problema é que ainda existem alguns aparelhos que não possuem o pino “terra” e assim, perde-se a confiabilidade. Mas de qualquer forma gostei muito.

  • Wanderley Fontes Aparecido

    Muito proveitosa a dica de como instalar corretamente tomadas/plugue, acredito que muitos nem se ligam em olhar tomadas e plugues, agora acredito que ficaram mais atentos, valeu,

  • José dos Reis de Oliveira

    Boa noite Camila. Sou eletromecânico de autômatos e até hoje não consigo compreender as extensões de tomadas, as quais por exemplo vem com 4 tomadas para 10A, tem selo do IMMETRO e tudo e vem com um cabo tão fino que já seria difícil aguentar 10A, quanto mais 40A. Pois se tem 4 tomadas de 10A cada ligada o cabo derreteria. Pode me explicar.

  • Márcio Machado

    Achei interessante a proposta de vocês continuem assim.

  • Márcio Machado

    Existem produtos sendo vendidos no Brasil com tomadas com 2 pinos para uma pessoa leiga fica difícil visualizar isso.

  • Fábio

    Olá queria saber se na hora de pôr o plug na tomada tem um lado correto porquê ambos os lados encaixam na tomada.

  • Sebastião Caetano de Souza

    A tomada 2P+T padrão americana a 5410 recomendava terra para baixo neutro lado esquerdo fase lado direito certo? Para usar a nova tomada padrão brasileiro tem que usar um adaptador os fabricantes alteraram os projetos para a nova tomada brasileira?

  • rodrigo de araujo coelho

    BOM DIA
    São pequenas coisas que muitas vezes não damos importância mas que pode salva a nossa casa de um curto circuito valeu pela dica

    • Engª Camila Andrade

      Olá Rodrigo, tudo bem?
      Que bom que você gostou.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica

  • rodrigo de araujo coelho

    MUITO BOM DIA
    VALEU PELA DICA SÃO PEQUENAS COISAS MAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA

    • Engª Camila Andrade

      Oi Rodrigo.
      Muito obrigada! que bom que você gostou. Continue nos acompanhando.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Franco

    Parabéns pela iniciativa de ensinar.
    Faço uma observação: realmente haverá a continuação de conexão à fase no caso de queima do fusível , se este estiver no neutro . Entretanto isso não seria problema já que para fazer manutenções o aparelho em questão deve ser desligado da tomada.
    A identificação do neutro e sua não utilização na linha protegida por fusível tem implicação mais importante no fato de que o fusível não se romperia se houvesse a sobre corrente e ao mesmo tempo houvesse (por defeito) a conexão do condutor no chassi metálico depois do fusível.
    Abraço.

  • Felipe Moret

    Show de bola a informação isso e muito válido muitas pessoas não se atentam nisso

    • Engª Camila Andrade

      Olá Felipe,
      Que bom que gostou do nosso conteúdo. Ficamos muito felizes em ver que ajudamos de alguma forma.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • geova

    boa explicação: parabéns:

    • Engª Camila Andrade

      Olá Geova,
      Muito obrigada!

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica

  • Angelo Roberto Thiele

    Sou técnico e professor de elétrica. Sempre ensinei a maneira correta de instalar tomadas, salientando que é uma determinação da NBR 5410, cuja finalidade seria criar um padrão. Apreciei as explicações, mas não vejo nenhuma lógica quanto à possibilidade de risco! Se a(s) fase(s) tem proteção à fusível no trafo, ocorrendo a abertura deste fusível a fase será interrompida – independente do borne ao qual esteja conectada…

  • Eng.º Marcos Ferreira Leite

    Boa tarde.

    Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em seu portal Sala da Elétrica.
    Sou engenheiro eletricista e gostaria de expor minha opinião sobre o posicionamento dos condutores nos plugs de tomadas.
    No meu entendimento somente existe normatização da posição do fio terra.
    Na NBR 14.136 , onde o fio neutro aparece nos desenhos com a identificação a esquerda do fio terra não pode ser considerado uma normatização, pois a nota 2 dos mesmos esclarece que os desenhos são apenas orientativos exceto as medidas.
    e também no item 9 da pagina 9 da mesma descreve que a marcação dos outros pinos exceto o terra são opcionais, portanto nenhuma normatização referente a posição dos fios nos outros pinos foi definida, se assim fosse seria proibido (já que a norma tem força de lei) a utilização destes pinos em sistemas bifásicos.

  • Pingback: Quantidade de tomadas e suas simbologias • Sala da Elétrica

  • Marcelo G Pereira

    Obrigado por mais essa informação achei muito importante!

    • Engª Camila Andrade

      Olá Marcelo,
      Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo foi importante para você.
      Que bom que gostou.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Thiago

    Se o neutro é igual ao terra no sistema bifásico (220V) onde colocamos o fusível??

    • Engª Camila Andrade

      Olá Thiago, tudo bem?

      O neutro não é como o terra. No sistema 220V (F+F) não tem o neutro, você pode encontrar um sistema 220V (F+N), já no caso do sistema 127V(F+N) tem o neutro…Depende da distribuidora de energia.
      Geralmente em tomadas é colocado o disjuntor. Se for 127V o disjuntor estará na fase, caso seja 220V então o disjuntor estará nas duas fases. ou em apenas uma fase no caso de 220V(F+N).
      Espero ter ajudado.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • silas

    boa noite posso colocar um interruptor para ligar projetor no texto?

  • silas

    queria falar no teto..

  • Odilon

    Olá. Para o correto funcionamento do equipamento eletrônico fase e neutro tem que estar nos pinos correto do plug e tomada, inclusive trabalhei com um equipamento que se não estivesse assim a proteção elétrica (aterramento) não funcionará corretamente. E quando é bifásico como se comporta se não possui o neutro e ele está relacionado ao terra?

  • Paulo Ricardo

    tem algum problema eu colocar fusivel na fase e no neutro?

  • Ariel

    O terra não tem necessidade nenhuma de colocar em tomadas. esse 3 furo só saiu para dar dor de cabeça nos brasileiros, porque o terra não protege nada os aparelhos e pode ver que é raro a casa que tem terra nas tomadas, as casas novas de hoje em dia são colocadas essas tomadas mais vai apenas dois fios, negativo e positivo. o do meio fica só para servir de encaixe. e outra me diga que utilidade tem um terra em tomadas se todas as pessoas usam T para ligar mas equipamentos juntos? de que maneira vai pegar o terra se o T isola o terra? eu também acho que nenhum idiota vai usar uma tomada para cada aparelho ou um estabilizador só para pegar terra kkkkkkk isso não existe. tem mais uma também hoje em dia a maioria dos aparelhos já tão deixando de vir de fabrica com 3 pinos. eu comprovei, comprei um monte de eletrodomésticos novinhos no ano de 2018 e nenhum deles veio com 3 pinos, ou seja eles sabem que não serve para nada, as tomadas não existem mais nas lojas hoje em dia de 2 pinos por causa dessa nova regra mais isso tudo só para comerem dinheiro!

    • Eng ° Everton Moraes

      Olá Ariel, entendo perfeitamente seu ponto de vista, principalmente levando em consideração que muitas pessoas ignoram a questão de segurança e realmente não possuem sistema de aterramento em suas instalações elétricas, se houver um sistema de aterramento não tenha dúvidas que este terceiro pino (que já existia anteriormente no padrão antigo) será extremamente útil para garantir a segurança das vidas que interagem com a instalação elétrica.

      O raciocínio deve ser um pouco diferente, ao invés de pensar que a tomada não “presta” devemos pensar “a minha instalação está errada”

    • Luciano

      Olá, nao conheço os fios positivos e negativos nas tomadas de minha casa. Poderia dizer onde estao?

    • Stormbringer

      Ariel, nunca li tanta besteira em minha vida.

  • Roberta

    Por que apenas o Brasil resolveu a utilizar esse tipo de plug?
    Toda a Europa esta errada? Sempre vivemos correndo riscos com a forma antiga? Me parece que alguém lucrou muito com essa mudança no mercado.

    • Ricardo Costa

      Com certeza….

  • Daniel

    Certo, esta é a norma para a tomada nova mas e para a velha tomada de 2 pinos ainda bastante comum em residências? Tanto faz a posição do Fase? Obg

  • roberto santos

    Boa tarde,
    Já que o assunto tomada está em um momento de discussão sobre ser segura ou não, que é mais segura do mundo, as explicações desencontradas, que talvez até mesmo quem estiver lendo este texto se pergunte o que é certo ou errado neste padrão da NBR 14.136, gostaria de colocar diversos esclarecimentos o que tem de positivo ou de negativo. Por esta razão resolvi enviar esta sugestão já que o Valor Econômico também publicou algo a respeito.
    Sobre tomada 3 pinos, isto é uma mentira que dizem antes eram 1500 mortes e agora são 600 por ano. Uma mentira deslavada. Agora sim temos 1500 por ano. Devido ao numero e gama de novos equipamentos eletro eletrônicos no mercado, principalmente as crianças hoje levam mais choque elétrico, afinal tem de usar um adaptador e isto é real. Se quiserem ver, um modelo universal que foi enviado, avaliado, comprovado que atende as necessidades de conexão e que esta sendo travado no INMETRO pelo monopólio? AQUI NÃO PODE COLOCAR LINK, MAS BUSQUE POR TOMADA PIERROT, IRÁ VER A SOLUÇÃO PRICIPALMENTE DE HOTEIS!

    Se quiser discutir o assunto estou a disposição, caso ache interessante!
    E outra coisa, o Presidente Bolsonaro não fala em acabar com a tomada de 3 pinos, apenas flexibilizar, acabar com a obrigatoriedade de usar um único modelo, se você quiser continuar com a padrão, beleza!

Deixe o seu comentário

Receba mais conteúdos