Resistência de Aterramento Correta – Será que existe?

http://eletri.co/d130120 👈Clique no link e preencha o formulário para o curso presencial sobre aterramento.

Qual é a resistência de aterramento correta?

  • 5 Ohms?
  • 10 Ohms?
  • 2 Ohms?

Bom, isso é um assunto que gera muita polêmica, até porque existe aquele mito que diz que todo aterramento deve ter menos do que 10 Ohms para ser eficiente.

Mas calma, não é bem assim, isso é realmente um mito que foi propagado e ainda é propagado por muitos profissional, que na verdade, não passa de um mito.

É claro que quanto menor for a resistência de aterramento, melhor. Mas a sua equipotencialização é mais importante ainda do que o quanto ele tem como valor de resistência.

Um aterramento elétrico deve ter uma resistividade segura para que não haja prejuízo de equipamentos e principalmente acidentes com pessoas por conta de choque elétrico ou algo parecido, e para que isso se torne uma verdade, mais do que o valor de resistência do aterramento você tem que se atentar à sua equipotencialização.

Ou seja, todos os seus pontos de aterramento devem ter exatamente o mesmo valor, se não simplesmente vai haver uma diferença de potencial entre esses pontos, levando tudo ao contrário do que se deseja.

No vídeo eu te mostro com mais detalhes o que isso tudo quer dizer. Assista e deixe o seu comentário aqui embaixo dizendo o que você acha, e se você já caiu no mito dos 10 Ohms

Deixe o seu comentário

5 × 5 =

Receba mais conteúdos